Três coisas que você pode fazer para fortalecer a sua empresa para uma possível recessão

Os últimos anos têm sido difíceis para os negócios em todo o mundo. Portanto, fortalecer a sua empresa precisa ser o foco das suas próximas estratégias.

Em 2020, enfrentamos a Covid-19 e os lockdowns mundiais. Em 2021, houve problemas contínuos na cadeia de suprimentos. 

Depois, 2022 foi o ano da inflação e das demissões em massa. Agora – apenas alguns meses em 2023 – os bancos estão falindo, os mercados estão em turbulência e a ameaça de recessão paira no horizonte.

Tempos tumultuados como esses podem testar você e a sua empresa. No entanto, segundo a Forbes, existem três medidas que todo empresário pode tomar, agora mesmo, para atenuar os impactos negativos de uma economia em baixa e fortalecer a sua empresa. 

3 medidas importantes para fortalecer a sua empresa

Fonte: Pixabay

1. Avalie seus relacionamentos bancários

A maioria de nós já ouviu falar sobre as recentes falências do Silicon Valley Bank e do Signature Bank. Para muitas pessoas, esses fechamentos são uma fonte de profunda ansiedade. 

No entanto, por mais assustadores que sejam, eles também são um exemplo perfeito de por que é importante avaliar a sua instituição bancária. 

Além de considerar se ela pode resistir a tempestades econômicas, você também precisa avaliar se ela é ou não a opção certa para a sua empresa, tanto agora quanto no futuro.

Para fazer isso, faça a si mesmo algumas perguntas:

  • Seu banco pode atender a todas as suas necessidades de forma rápida e eficaz à medida que você continua a crescer e a se expandir? 
  • Seus produtos financeiros são econômicos? 
  • Ele tem agências nas áreas em que você faz negócios atualmente e em cada um dos mercados para os quais você planeja se expandir?

Além de perguntas como essas, sugerimos que você também considere se o seu banco possui um departamento de empréstimos comerciais. 

Em caso afirmativo, ele pode lhe oferecer condições competitivas para empréstimos comerciais

Por fim, ele tem a variedade de produtos e serviços necessários para que você possa atender às suas necessidades bancárias, pessoais e comerciais?

Se a sua instituição atual for insuficiente em qualquer uma dessas áreas, talvez seja hora de procurar uma instituição diferente para fortalecer a sua empresa.

Afinal, os bancos que atendem a esses critérios geralmente lidam melhor com as crises econômicas do que os bancos que não atendem. 

Além disso, trabalhar com um banco que possa atender a todas as suas necessidades à medida que você se expande torna muito mais fácil (e geralmente menos dispendioso) fazer negócios em diferentes mercados no longo prazo.

2. Reveja os seus investimentos

Como demonstram as recentes falências de bancos, partes da economia estão se afundando rapidamente – e as chances de uma desaceleração mais ampla são altas. 

Portanto, além de avaliar a sua instituição financeira, também sugerimos que você avalie com calma cada um dos investimentos da sua empresa.

O que queremos dizer com isso? Simples: Guarde o seu dinheiro e reduza as suas despesas o máximo possível e só faça investimentos no final de cada trimestre depois de saber como foi o desempenho da sua empresa.

Afinal, quando a economia está em alta, as empresas geralmente fazem investimentos no início de cada trimestre. 

Fortalecer a sua empresa
Fonte: Pixabay

Elas presumem um certo crescimento e, portanto, investem capital em coisas como pessoas e equipamentos para atender ao aumento esperado em seus fluxos de receita.

Isso funciona quando as coisas estão crescendo. No entanto, quando os tempos são incertos, descobrimos que essa é a abordagem errada a ser adotada. Neste momento, a atitude inteligente é retirar seus investimentos do orçamento e colocá-los de lado. 

Foi isso que as empresas cujos conselhos de administração fizeram, é o que sugerimos que você faça para fortalecer a sua empresa.

No final de cada trimestre, analise o desempenho da sua empresa. Com base em seus KPIs, qual é a força que você espera que seu próximo trimestre tenha? 

Ao considerar o desempenho passado e os principais indicadores, você pode determinar quais investimentos precisa fazer para atender à receita em seus backlogs.

3. Defina seus KPIs

Investir atrás da curva é uma parte crucial da preparação da sua empresa para uma desaceleração econômica, mas, para fazer isso de forma eficaz, é preciso conhecer seus KPIs. 

Portanto, se ainda não o fez, reserve um tempo para desenvolver um conjunto de indicadores importantes que o ajudarão a prever a receita futura e os pontos problemáticos futuros.

Afinal, desenvolver um conjunto de KPIs deve permitir ver qual será a sua receita em até seis meses no futuro, com base no número de projetos conquistados, vendas e no backlog.

Além disso, é uma ótima maneira de avaliar a saúde da sua empresa, seja ela pequena ou grande, e avaliar possíveis riscos no futuro próximo.

Dúvidas sobre como fortalecer a sua empresa? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Redatora de conteúdo digital desde 2019, moro na França atualmente, sou formada em Administração pela Universidade de São Paulo, apaixonada por viagens, marketing digital, empreendedorismo e gestão de pessoas. É realmente um prazer te ajudar a compreender mais sobre estes assuntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.