Três coisas que você pode fazer para fortalecer a sua empresa para uma possível recessão
Os últimos anos têm sido difíceis para os negócios em todo o mundo. Portanto, fortalecer a sua empresa precisa ser o foco das suas próximas estratégias.
Em 2020, enfrentamos a Covid-19 e os lockdowns mundiais. Em 2021, houve problemas contínuos na cadeia de suprimentos.
Depois, 2022 foi o ano da inflação e das demissões em massa. Agora – apenas alguns meses em 2023 – os bancos estão falindo, os mercados estão em turbulência e a ameaça de recessão paira no horizonte.
Tempos tumultuados como esses podem testar você e a sua empresa. No entanto, segundo a Forbes, existem três medidas que todo empresário pode tomar, agora mesmo, para atenuar os impactos negativos de uma economia em baixa e fortalecer a sua empresa.
3 medidas importantes para fortalecer a sua empresa
1. Avalie seus relacionamentos bancários
A maioria de nós já ouviu falar sobre as recentes falências do Silicon Valley Bank e do Signature Bank. Para muitas pessoas, esses fechamentos são uma fonte de profunda ansiedade.
No entanto, por mais assustadores que sejam, eles também são um exemplo perfeito de por que é importante avaliar a sua instituição bancária.
Além de considerar se ela pode resistir a tempestades econômicas, você também precisa avaliar se ela é ou não a opção certa para a sua empresa, tanto agora quanto no futuro.
Para fazer isso, faça a si mesmo algumas perguntas:
- Seu banco pode atender a todas as suas necessidades de forma rápida e eficaz à medida que você continua a crescer e a se expandir?
- Seus produtos financeiros são econômicos?
- Ele tem agências nas áreas em que você faz negócios atualmente e em cada um dos mercados para os quais você planeja se expandir?
Além de perguntas como essas, sugerimos que você também considere se o seu banco possui um departamento de empréstimos comerciais.
Em caso afirmativo, ele pode lhe oferecer condições competitivas para empréstimos comerciais?
Por fim, ele tem a variedade de produtos e serviços necessários para que você possa atender às suas necessidades bancárias, pessoais e comerciais?
Se a sua instituição atual for insuficiente em qualquer uma dessas áreas, talvez seja hora de procurar uma instituição diferente para fortalecer a sua empresa.
Afinal, os bancos que atendem a esses critérios geralmente lidam melhor com as crises econômicas do que os bancos que não atendem.
Além disso, trabalhar com um banco que possa atender a todas as suas necessidades à medida que você se expande torna muito mais fácil (e geralmente menos dispendioso) fazer negócios em diferentes mercados no longo prazo.
2. Reveja os seus investimentos
Como demonstram as recentes falências de bancos, partes da economia estão se afundando rapidamente – e as chances de uma desaceleração mais ampla são altas.
Portanto, além de avaliar a sua instituição financeira, também sugerimos que você avalie com calma cada um dos investimentos da sua empresa.
O que queremos dizer com isso? Simples: Guarde o seu dinheiro e reduza as suas despesas o máximo possível e só faça investimentos no final de cada trimestre depois de saber como foi o desempenho da sua empresa.
Afinal, quando a economia está em alta, as empresas geralmente fazem investimentos no início de cada trimestre.
Elas presumem um certo crescimento e, portanto, investem capital em coisas como pessoas e equipamentos para atender ao aumento esperado em seus fluxos de receita.
Isso funciona quando as coisas estão crescendo. No entanto, quando os tempos são incertos, descobrimos que essa é a abordagem errada a ser adotada. Neste momento, a atitude inteligente é retirar seus investimentos do orçamento e colocá-los de lado.
Foi isso que as empresas cujos conselhos de administração fizeram, é o que sugerimos que você faça para fortalecer a sua empresa.
No final de cada trimestre, analise o desempenho da sua empresa. Com base em seus KPIs, qual é a força que você espera que seu próximo trimestre tenha?
Ao considerar o desempenho passado e os principais indicadores, você pode determinar quais investimentos precisa fazer para atender à receita em seus backlogs.
3. Defina seus KPIs
Investir atrás da curva é uma parte crucial da preparação da sua empresa para uma desaceleração econômica, mas, para fazer isso de forma eficaz, é preciso conhecer seus KPIs.
Portanto, se ainda não o fez, reserve um tempo para desenvolver um conjunto de indicadores importantes que o ajudarão a prever a receita futura e os pontos problemáticos futuros.
Afinal, desenvolver um conjunto de KPIs deve permitir ver qual será a sua receita em até seis meses no futuro, com base no número de projetos conquistados, vendas e no backlog.
Além disso, é uma ótima maneira de avaliar a saúde da sua empresa, seja ela pequena ou grande, e avaliar possíveis riscos no futuro próximo.
Dúvidas sobre como fortalecer a sua empresa? Deixe abaixo nos comentários!